PEN    SEI

Este espaço foi criado para que os servidores e colaboradores da Funai tenham acesso às informações relativas à implementação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI no órgão.

Nele disponibilizaremos manuais, cursos ofertados sobre o Sistema, dentre outras informações.

Caso tenham dúvidas a equipe do GT-SEI estará disponível através do e-mail sei.funai@funai.gov.br.


Breve Histórico


O projeto Processo Eletrônico Nacional – PEN  é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública que surgiu em 2012 com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Vários órgãos enviaram contribuições indicando seus sistemas e dentre eles foi apresentado o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (PR, SC e RS) e avaliado como a solução mais adequada aos objetivos. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

Para mais informações sobre o este projeto, que possui outros produtos como o Barramento de Integração do e o Protocolo Integrado acesse: http://www.planejamento.gov.br/pensei


Sobre a obrigatoriedade do Processo Eletrônico


O Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015 determinou o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional até outubro de 2017.

Diante do que expressa o normativo em questão e do fato de que o atual Sistema de trâmite de documentos, o MJDoc, não mais possui suporte adequado, a Fundação Nacional do Índio – Funai instituiu, por meio Portaria nº 266/Pres, de 22 de março de 2016,  um Grupo de Trabalho – GT-SEI  responsável pela elaboração do projeto e implementação do SEI no órgão, bem como pelo suporte ao usuário posteriorment e à instalação definitiva do Sistema.

A data para a virada de chave na Funai  é 2 de janeiro de 2017.

A partir deste data todos os documentos e processos da instituição serão criados já em formato eletrônico (natodigitais) e os processos em andamento serão gradualmente digitalizados, a depender da necessidade de cada área.


Capacitação


A partir da segunda quinzena do mês de novembro de  2016 serão iniciadas as capacitações de multiplicadores em cada uma das Coordenações-Gerais da Funai, com a colaboração de instrutores de outros órgãos que já tenham implementado o SEI.

Esses multiplicadores, juntamente com equipe do GT-SEI, deverão promover novas etapas de treinamento na própria instituição para que todos os servidores e colaboradores tenham contato com a interface e as funcionalidades do SEI para um melhor aproveitamento no uso do Sistema. Também será disponibilizado um ambiente virtual de treinamento que os usuários poderão acessar online.

Materiais para consulta

  1. Manual do Usuário
  2. Termo de Cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

 

Cursos Disponíveis:

  1. Processo Eletrônico: teoria e prática – http://colaborativismo.usefedora.com/p/sei (online e gratuito)